Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

quinta-feira, 24 de maio de 2007

LNBF Multiponto no Phlico SLB-200!

Para apontar uma antena usando LNBF Multiponto com o SLB-200 deve-se proceder assim:
Satélite de Polarização CIRCULAR:
Configurar (no receptor) o LNB da banda C em 5150 e utilizar canais só de polarização R
ou 5750 para canais só de polarização L !
No receptor onde tem a opção de escolher a polarização, pode ser deixado em qualquer um, Horizontal / Vertical / Esquerdo ou Direito que dá no mesmo, (pois a polarização é feita diretamente pela freqüência)!

Satélite de polarização LINEAR:
Configurar (no receptor) o LNB da banda C em 5150 e fazer a inversão no LNB (físico) para coincidir a polaridade, exemplo.: Tv Câmera é Horizontal (lnb mono) com a agulha aproximadamente em 11h, contudo para o lnb multi deve deixar a agulha do lnb em mais ou menos 2h!

Obs.: Isso só vale para apontamento, pois LNBs Multis não servem para serem usados no SLB-200.

Parábola - Máximo Rendimento!



Para conseguir o rendimento (ganho) total de uma Parábola necessita:
1 - Não ter Pétalas (Telas) amassadas!
2 - Cruzar dois cordões de uma borda à outra, no cruzamento os cordões devem tocar-se levemente – Ou no olhometro verificando se a circunferência não está desalinhada!
3 - Com um Satélite apontado, ajustar a distância do Disco do LNB (foco do Disco) em relação ao fundo da antena para esse Satélite que será utilizado, esse ajuste pode ser diferente entre um Satélite e outro, (no meu caso o NSS-806 que está mais ou menos em cima da minha região está mais próximo de mim, já o Brasilsat B-3 para mim é o mais distante, estando quase ao por do Sol) devido a distância dos mesmos em relação a parábola!
4 - Completando o Item anterior, encontrei (melhor rendimento) numa Zirok 1.5m uma distância de 50,5cm entre o Disco do LNBF e o fundo da parábola para o NSS-806, já para o B-3 a distância para o melhor rendimento foi de 54cm!
5 – Após ajustar a distância do disco, é hora de ajustar a distância do LNB (foco de LNB), e sua polarização (Azimute de LNB) caso seja LINEAR - Se for CIRCULAR não precisa desse ajuste de Azimute, (movimento do LNB para esquerda ou direita), isso fazendo o mesmo, aumentando e diminuindo a distância (entre LNB e fundo da antena) e de olho no sinal!
6 – Isso tudo é feito monitorando o sinal com uma TV!
7 – A medição entre o disco e o fundo da antena deve ser feita entre a parte de dentro do disco (e borda exterior) e imaginando que há outro disco no fundo, ou seja, borda exterior (do disco do LNB) com borda exterior do disco IMAGINÁRIO no fundo, para melhor compreensão ver as Fotos!
8 – Experiências essas feitas em uma Zirok 1.5m e na BANDA C!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Telesystem F1.2 - Outras Informações!

Transferencia via PC = Use Upgrade / All Flash para transferir o Soft e tabela juntos, ou Upgrade / userdb para transferir apenas a tabela de canais para o Receptor!
Busque o arquivo do Softe/tabela de extenxão .bin existente no PC e clik em Next para começar a transferencia
Aguarde até o processo terminar e pressione Next para iniciar o Fuse - Aguarde até o receptor reiniciar - Pressione Finished para terminar.
Use Dump flash para transferir do Receptor para o PC, nesse caso é transferido Soft + Tabela de canais.
É necessário dar nome primeiro ao arquivo que será recebido pelo PC.
Para Transferir o Soft e a Tabela desse Receptor para outro (do mesmo) basta ir em Ferramentas / Atualização de Software / digitar a senha 0000 / Atualização pela porta RS232 / Modo de Atualização = allcode / Iniciar = OK, e aguardar a transferência – Atenção! Esse procedimento é feito no receptor que irá ENVIAR o Soft + Tabela.
Monitoramento com 09 Quadros, um de cada vez!
Configuração para Diseqc 4x1 em 1/4 a 4/4!
Busca Cega = Busca Automática!
Tecla 1 do Controle remoto para Adicionar um Transponder, Tecla 2 para Apagar! 4 para Editar PIDs e Renomear, 5 para Inserir canal com pids e Renomear!
----------------------------------------------------------------------------------
INSERÇÃO DE TRANSPONDER, MANUAL!
Para inserir um Transponder manual basta estar na Tela Busca TP, na opção Índice de TP e Teclar o Número 1 no Controle Remoto, irá aparecer o nome Nova Portadora, desça, coloque a frequencia, S/R, Polaridade, Modo de Busca, (Tudo ou FTA), e concluir em Buscar, mas antes de buscar, as Barras de Intensidade e Qualidade devem aparacer seus Sinais, caso contrário, modifique a frequencia 1, 2 ou 3 Khz, para mais ou para menos até aparecer, exemplo, se a frequencia encontrada no Site for 4155, aumente para 4156,7,8 ou 4152,3,4 etc.
Depois da Busca se acusar Nenhuma Programação Encontrada, deixe a frequencia memorizada, e Insira esse canal através dos Pids.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Inserir um canal Manualmente!
Para Inserir um canal manual, deve-de estar na lista de Canais de TV e escolher a opção (5 - Editar), digitando o número 5 do controle remoto, colocar a senha (0000) e ir na opção (5 - Criar) digitando novamente o número 5 no controle remoto, selecione em Indice de TP, a frequencia correspondente (que foi memorizada) ao canal desejado, desça, coloque o Nome e os Pids, e conclua em Salvar.
------------------------------------------------------------------------------------------
INSERÇÃO DE RÁDIOS!
Para Inserir a Primeira Rádio em um Satélite, deve-se entrar na tela de rádios de outro Satélite que já tem rádios, apartir daí em (5 criar) escolher (em primeiro lugar) o satélite que se deseja colocar a primeira Rádio, escolhendo também em Índice de TP o número correspondente ao transponder (da Rádio) (ex.: 2/9), depois coloca o nome + PID de vídeo = 8191 + PID de áudio, o PCR pode deixar em 0, e concluir em Salvar, agora saia dessa tela, e vá para a tela (de rádios) do satélite dessa primeira Rádio usando as teclas + ou – do volume e crie novas rádios.
Caso o Receptor não tenha aínda nenhuma rádio em nenhum satélite, escolha um Transponder que insira rádio automaticamente quando do momento da busca, tal como o da TV Tapajós que instala direto a Rádio Tapajós na lista de Rádios.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Apagar Transponders!
Para apagar um Transponder, deve-se estar na Tela Busca TP na opção, Índice de TP, escolher a frequencia que quer excluir e Teclar o Número 2 no Controle Remoto e confirmar.
Para Apagar todos Transponders de um mesmo Satélite, deve-se escolher o Satélite e estar na Tela Busca TP na opção, Índice de TP e Teclar o número 3 no controle remoto e confirmar.

Telesystem F1.1 x Telesystem F1.2!

Qual o Melhor ???

Vantagens do F1.1:
1-Pode-se configurar a freqüência de operação de cada LNBF - O F1.2 Não!
2-Alterar as cores dos menus individualmente - O F1.2 Não!

Vantagens do F1.2:
1-Renomeia e Adiciona NOVO Satélite - O F1.1 Não!
2-Busca Automática = Busca Cega- O F1.1 Não!
3-Numera a quantidade de Transponders existentes em cada Satélite - O F1.1 Não!
4-Não aceita adicionar um novo transponder se já existir um igual num mesmo Satélite- O F1.1 Não!
5-Ajuda para informar as funções das teclas do Controle Remoto - O F1.1 Não!
6- 07 Favoritos para TVs, e 07 para Rádios - O F1.1 só 4 para TVs e 4 para Rádios!
7-Encontra um canal na LISTA pelo nome - O F1.1 Não!
8-Salta um ou mais canais na LISTA - O F1.1 Não!
9-Edita PIDs - O F1.1 Não!
10-Adiciona um canal via PIDs já Renomeiando - O F1.1 Não!
11-Opção Apagar tudo (Todos canais da LISTA) de vez - O F1.1 Não!
12-Classificar de A – Z podendo deixar salvo - O F1.1 Não!
13-Poder navegar em apenas um satélite sem a janela de canais - O F1.1 Não!
14-Monitoramento de 09 Canais na Tela - O F1.1 Não!
15-Opção de ZOOM - O F1.1 Não!
16-Comutacão de Tom 22K por Satélite e não por canal!
17-Tela de Informação mais precisa, tal como Freq do LNB, do Transponder, S/R, Pol, Pids, DiSEqC, 22K, intensidade/qualidade do sinal Versão do Soft etc.
18- E muito mais...

Como se vê a diferença é GRANDE!

EMP - No Telesystem F1.2 - Configurações!




Em Configurar Antena / Posicionador = DiSEqC1.2 dá OK!
Escolher a Posição do Satélite (opções de 1 à 59) cada satélite terá uma posição diferente com exceção caso estejam na mesma antena, tipo o EDS e o Amazonas KU.
Pode-se escolher no (Modo DiSEqC) as opções: Passo, Ir para X ou Avançado, depois em (Movimento), pressionar continuamente a tecla + ou – do Volume no Controle Remoto, quando aparecer as BARRAS de SINAIS, ou a tensão 13/18V (caso esteja usando um Voltímetro medindo a porta em questão), volta para (Posição N° e Salva) dá OK e escolhe Sim para salvar. Repetir esse procedimento para os demais Satélites.
Outro maneira de configurar é escolhendo em (Modo DiSEqC) a opção Instalador, só que agora indo para (Movimento) não precisa segurar (a tecla + ou – continuamente) e sim dando toques, assim que o sinal aparecer salva em (Posição N° e salva).
............................................................................................................
Se for usar com Diseqc 1.0 (4x1) configurar primeiro a EMP depois a Diseqc 1.0!

Para a configuração da Diseqc 1.0 vá em (Config. Antena) e use as opções 1/4 a 4/4, sendo 1/4 = porta 1, 2/4 = porta 2, 3/4 = porta 3 e 4/4 = porta 4 da diseqc (4x1) mas antes escolha o satélite a ser configurado, (Foto abaixo).

Essas chaves podem ser encontradas em: http://beto.meubox.com.br/