Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

segunda-feira, 28 de maio de 2007

LNBF C + KU Juntos!






01 - Nessa união de Lnb C com Ku foi feito um furo no fundo do Lnb C e cortado no meio do alimentador do Ku para ser feito o encaixe (ver as fotos)! 02 – Ao retirar o PINO de polarização do Lnb C e introduzindo apenas uma TERÇA parte constatei que houve um pequeno aumento de ganho para a banda C (Ver as Fotos)! 03 – Com isso ficou livre a passagem do Sinal para o Lnb Ku, e como conseqüência o sinal aumentou consideravelmente (Ver as Fotos)! 04 – Concluindo, aqui estão os dados encontrados no Intelsat 1, Canais TeleAmazonas e TV Mulher e Mãe: No TeleAmazonas (banda C) era 45 a taxa do sinal com o PINO todo inserido - Com o PINO semi inserido, ou mais ou menos uma TERÇA parte introduzida a taxa de sinal aumentou para 50 (pouco, mas aumentou)! 05 – No Canal Mulher e Mãe foi encontrado uma taxa de sinal de 65 apenas com o Lnb Ku na Antena! 06 – Agora com os dois (02 C + Ku) juntos deu 30 de sinal com o pino todo introduzido, com o pino semi introduzido aumentou para 45 o sinal! 07 – Esses Testes foram feitos numa Zirok 1.5m e o Receptor Philco SLB-200 em um local onde houve perdas de sinais devido alguns prédios ao lado, isso quer dizer que ao ar livre certamente esses sinais serão maiores! 08 – As Fotos estão na ordem do que foi descrito! 09 - Obs.: Quando colocar o Pino (uma terça parte), ter cuidado para ficar bom nas duas Polarizações.

107 comentários:

Allan Marcos disse...

Muito bom Zelito, e acho que dá para voce pegar Amazonas C, Amazonas KU e Estrela do sul juntos com essa adaptação

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Certamente!

Unknown disse...

Zelito,

Parabens. Certamente uma ótima opção para quem quer o Amz.

Estou querendo fazer a adaptação C+Ku, mas estou receioso de danificar o lnbf com a trepidação e impacto da furadeira e marteladas no deslocamento da agulha.

Alguma recomendação?

Grato,
Célio.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Célio estando o LNB preso num TORNO, não há perigo nenhum de danificar.

Anônimo disse...

sr zelito, gostaria de montar uma antena parabolica rastreavel, que sintonize todos os canais banda c e ku, num mesmo lnb que seja tambem circular ao mesmo tempo, e numa mesma antena.

orlandosilveira2@hotmail.com
ormasil@yahoo.com.br

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O lnb não pode ser Circular e Linear ao mesmo tempo, terá que optar por um ou outro.

Unknown disse...

Zelito, vc vende 1 "LNBF C + KU Juntos!"? Vc faz por quanto? Queria colocar no C2... c/ minha APT 1,60mt

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Eriston, não tenho para vender, só do uso!!!

Anônimo disse...

Zelito eu tenho um recepitor igual a da foto hacima ,philco"LNBF C+KU JUNOS!" mais no primeiro dia que eu fui colocar no (B3) ele apagou tudo não liga nada nem liga os led´ .vc pode dar uma dica (não sei o que fazer parou tudo (morreu!).Obrigado.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Colega aí não tem como saber, terá que levar a um técnico para ver o que houve.

Anônimo disse...

Zelito, estou com uma duvida...

Posso fazer esta montagem usando um lnbf ku "pesconço fino" (que é mais barato)ou tem que ser um de flange (c120)?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Esse que usei foi justamente de pescoço fino.

Unknown disse...

boa tarde!!
meu problema e o seguinte: tenho uma parabola de 180cm com lnbf pescoço fino, nao consigo encontrar o sinal do satelite telstar 12 por nada, sera q o mesmo nao esta no ponto focal? sera q se eu fizer essa montagem, conseguirei coloca-lo no ponto de foco?? se alguem tiver alguma sugestao, me de um toq por aki ou pelo meu email: jbpedal@hotmail.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá a antena tem que ser de chapa, basta pegar os dados de sua Cidade no Brasilsat digital que dá certo.

Unknown disse...

tenho tanto a antena de chapa qto a de fibra, (essa comprada pensando q a de chapa poderia estar empenada)com a de chapa, so consegui o minimo de sinal, ja com a de fibra, nao consegui nada. ja testei os LNBFs, cabos e tudo mais...
com a offset de 120 em consigo sinal, mas nao o suficiente.
valeuuuu

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Aconselho que procure um instalador que já tenha um certo conhecimento no assunto.

Anônimo disse...

Um video desta adptação passo a passo(lnbf + ku), ficaria de bom tamanho. Sem +.
leticia

Anônimo disse...

Muito legal. Quero fazer isso na minha antena de fibra convencional de 1,5m e colocar o lnbf ku. Minha dúvida é que canais vou pegar pela banda C apontando pro satelite amz 61ºW?
Grato, Fausto

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Veja os canais no link:
http://www.brasilsatdigital.com.br/charts/charts.php?ir=amazonas

Marcos Tony disse...

Eu fico absolutamente inebriado com tamanha inventividade. Parabéns!

Marcos Tony

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Thanks!!!

Anônimo disse...

Olá.Desculpe usar este espaço para tirar uma dúvida. Montei uma antena telada com LNBf banda C/Ku com a plaquinha de teflon e apontei no nss806, no entanto, em uma busca cega só consegui um canal ku.Será que o problema é o LNBf? teria que usar um LNBf só banda C? Grao. Abraço. Geraldo.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Para uso de C Circular não pode ser usado ku no mesmo lnb.

Anônimo disse...

Boa noite amigo Zelito, gostaria de saber se posso fazer essa adaptação c+ku numa antena telada de 2.40 metros.

agradecido. Abraços

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Com antena telada não presta.

Anônimo disse...

Bom dia amigo Zelito, o Estrela do Sul só KU ou também em C circular?

Obrigado. Abraços.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Só Ku.

Jardel Almeida disse...

Amigo,
1-este lnb é multi ou monoponto ?

2- este esquema dará certo para o amazonas estando na região nordeste ?, perderei muitos canais ?

Grato

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Lnb mono - Dá certo em qualquer satélite que opere em banda C e Ku juntos - Pelo menos aquí não perdí canais.

Jardel Almeida disse...

Amigo, hoje descobri que a zinwell lançou um lnb com essa solução, veja neste link : http://www.zinwell.com.br/lnbs.htm

http://www.zinwell.com.br/LNB/CK21.pdf

*WENDEL_PGUA* disse...

amigo, me tire uma duvida se puder é claro, o nss 806 mais o banda ku eu tbm conseguiria pegar numa mesma antena usando o mesmo receptor de sat pra banda ku, antena bakof fibra de 1,80m.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Ku + C juntos não serve se o satélite tiver banda C Circular como o Nss 806.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Ku + C juntos não serve se o satélite tiver banda C Circular como o Nss 806.

Jardel Almeida disse...

o lnb da zinwell vem com uma chapinha para encaixar no lnb para usá-lo em sats circular, a propósito comprei o meu por R$ 99,00

Anônimo disse...

Bom dia caro Zelito,me tire esta duvida,da certo fazer o acoplamento se o LNBF for multiponto ?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Dá certo!!!

Etilbutano disse...

Olá Zelito,
Estava pensando em fazer algo assim, c + ku, aí encontro suas orientações, ficou uma dúvida: Como você retira o PINO?
Parabéns pelo ótimo material.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O pino é colocado por fora, procure que tem uma marquinha aí.

Paulo Sergio Xavier disse...

Boa noite pessoal, gostaria da colaboração de vcs para o seguinte: Comprei um LNB C+KU (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102048653-lnbf-duplo-banda-c-e-ku-ao-mesmo-tempo-visiontec-novidade-_JM)para instalar em minha antena telada de 2,40m. 1ª DUVIDA: Como colocar o LNB no suporte da parabolica? como alinhar corretamente as agulhas? 2ª DUVIDA:Consigo apontar para o Amazonas e pegar banda c e ku no mesmo decoder? Agradeço colaboração.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Colega para banda C e Ku ao mesmo tempo vc deve usar em uma antena de chapa, tipo Zirok - Como colocar não tenho como saber pois não sei qual antena irá usar - Sobre a posição do lnb isso depende de cada região, no site Brasilsat Digital tem uma seção de apontamento que tem todas regiõe do Brasil link - http://www.brasilsatdigital.com.br/home/index.php

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Com antena de tela até que consegue, mas qualquer ventinho o sinal fica caindo, sobre o amazonas funcionas sim, C + Ku na mesma antena.

Paulo Sergio Xavier disse...

Caro Zelito, primeiramente gostaria de te agradecer pelas dicas postadas anteriormente, são de grande valia para quem gosta de se aventurar e montar suas proprias antenas, é muito gostoso quando se consegue apontar para um satelite e ver o sinal ficar excelente. Aproveitando o ensejo, tenho uma antena SKY de 1,50, com o LNBF pequeno da SKY mesmo, ela tem tres varetas e o lnbf é fixado com uma braçadeira,se eu for colocar o LNBF C+KU posso utilizar as mesmas varetas?

Paulo Sergio Xavier disse...

Zelito, com relação ao LNBF C+KU, entendi dessa forma com relação a colocação do LNBF na vareta? A Agulha Vertical aponta na direção 12 horas para 6 horas e a horizontal na direção 3 horas para 9 horas, levando em consideração que estou de frente para a antena. É isso mesmo? Grato.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Pode, basta adaptar para encaixar no corpo do novo lnb.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Sobre a agulha é isso mesmo e viçe-versa, mas sempre se oriente pela agulha H, quando falo que a posição de um lnb está em 2horas, significa que a agulha H é quem deve ficar em 2horas e você vê isso estando na frente da antena e consequentemente olhando para o fundo do lnb (lado que fica o plug de saída).

Paulo Sergio Xavier disse...

Boa noite Zelito, hoje tentei instalar meu LNBF C+KU da Visiontec, porém quebrei a cabeça e não consegui sintonizar o Amazonas C/KU, apesar do Satelite Finder ter acusado o Satelite não consegui o sinal no Probox 530. Minha antena é igual a da sua foto, porém o LNB era aquele pequeno da SKY, cortei as varetas e fiz novos furos, ficou igual a sua, porém não consegui sintonizar. Essas varetas tem alguma posição? Amanhã vou tentar novamente. Me diga uma coisa: No meu decoder na hora de sintonizar o Amazonas aparece(LNB Universal; Freq 9750-10600; DISEQC 1.0 - Incapacidade; 22 k - Automatico; Alimentação LNB - Automatico) teria alguma coisa errada? A proposito esse LNBF funcionou na Banda C para o satelite B3 com uma antena telada de 2,40m. Se vc tiver algum material sobre esse LNBF c+ku e puder enviar agradeço.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, não tenho material disponível, as informações de configurações estão corretas, o que pode estar acontecendo é:
Ter certeza que o satélite encontrado é realmente o que vc quer e verificar se o lnb está realmente na posição correta (azimute que aquí para mim fica em 11horas). - O que tenho uso no Satmex 6, banda C e Ku, com esse tipo de lnb é aconselhavel usar em antenas de chapa.

Paulo Sergio Xavier disse...

Zelito, mais uma pergunta, iniciante é fogo. O LNB chegou pra mim desmontado LNB + o disco. Esse disco fica a que distancia da borda do LNB? Li em alguns sites que a distância em média é 1,5 cm. Outra pergunta: O LNB tem 3 plugs, 2 KU e um C, como usalos? Vi uma imagem que tinha um cabo ligando o C em 1 ku e o outro ku sainda para o receptor. Posso por exemplo ligar o Visiontec VT 1000 no C e Probox no ku? Grato.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

A distancia é entre 1,5 a 2,5cm, pode usar 2cm que não tem problemas - Sobre como ligar, quando a gente quer usar mais de 01lnb em um único receptor, teremos que usar com chaves diseqcs, de tom ou EMP 1.2, no seu caso pode ser usado uma diseqc (1.0 4x1) que pode ser usado até 4 antenas, sendo que cada antena tem que ser configurada corretamente na opção Diseqc 1.0 no receptor - caso queira usar um C e um Ku com receptores diferentes, use dois cabos, um para cada receptor.

Jardel Almeida disse...

Zelito estou usando um lnb c/ku da zinwell, que vem com chave diseqc interna, numa antena apt 1,6m, isso ligado numa chave diseqc DMS 4x1.
A ligação está assim:
Ent 1 > C2 (antena chapa 1,5 lnb multiponto)
Ent 2 > Intelsat 11 (antena sky)
Ent 3 > vaga
Ent 4 > Amazonas ( antena apt 1,6 com lnb zinwell c/ku)
O problema é que já fiz de tudo pra colocar o lnb c/ku pra funfar e nada, umas horas entra a c outras a ku e mesmo assim ocilando, as outras portas estão ok, ai veio na minha cabeça, será que como o lnb tem uma diseqc interna, e está ligado numa diseqc (cascata) este seria o problema ?.
Teria que usar uma diseqc padrão 1.1 ou 1.2 ?
Gostaria de contar com seus conhecimentos para me dar uma luz.
novamente grato
Ps: modelo da chave que estou usando http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102579566-chave-diseqc-dms-4-x-1-_JM

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Dois protocolos iguais não funcionam juntos, nesse caso use 1.2 com 1.0 = EMP Centaury com Diseqcs, ou 1.1 (ROC) com Diseqcs.

Yoyi disse...

Zelito, primeiro parabens pela invenção e a todos parabens pela discussão sobre o tema, está muito interessante. Eu tenho algumas dúvidas que até agora não consigo resposta na net. Tenho uma antena pequena da SKY com LNB universal, atualmente estou usando com o receptor az-america apontado para o Amazonas. A minha pergunta é: posso usar a mesma antena com o LNBF C/KU ao mesmo tempo? Tenho esse interesse porque quero pegar dois canais do Paraguay que transmitem na amazonas na banda C. Tambem quero saber se posso usar a mesma antena com o LNB para banda C para captar o satélite intelsat 1R, que transmite na banda KU e C ao mesmo tempo. Por ora muito obrigado.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Pode usar em qualquer satélite que opere em banda C e Ku ao mesmo tempo, porém a antena tem que ser de chapa e ter acima de 1,5m de diametro.

Paulo Sergio Xavier disse...

Boa noite Zelito e a todos do blog! Depois de muita batalha consegui fazer o LNB C+Ku da Visiontec funcionar no Amazonas, deu certinho, só constatei o seguinte: A chave diseqc interna dele aqui não funcionou, então isolei ela e usei uma diseqc 4 x 1. Outro problema foi que ao conectar os dois cabos do LNB c+Ku tive que colocar o C na entra 1 e o Ku na entrada 2, se inverter não funciona. Fora isso funcionou legal e o nivel do sinal ficou acima de 70% em quase todos os transponders, tanto os C como os Ku.

Jardel Almeida disse...

Zelito, primeiramente gostaria de agradecer a atenção sua nas respostas, mas só para confirmar a informação anterior, eu não posso usar chaves com mesmo procotocolo, então como o diseqc interno do lnb c/ku é 1.0 (http://www.zinwell.com.br/LNB/CK21.pdf) tenho que usar uma diseqc para antenas de outro padrão tipo 1.1 ou 2.0, seria isso mesmo ?
Outra coisa vi que seu telefone é ddd 75 vc mora perto de Ribeira do Pombal-Ba ?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Para uso de mais chaves, terá que usar com o protocolo 1.1 = chave ROC 8x1, ou 1.2 = EMP Centauru 8x1.

Unknown disse...

Gostaria de pegar os canais da LFG e da ACD. Tenho um Azbox elite premium com antena da ceu e lnb universal. Me parece que estes cansis estao em banda C o que preciso fazer ? LNB Duplo? Outra Antena ?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Terá que ter outra antena apontada para onde estão esses canais e configurar o receptor.

damafi disse...

ZELITO POSSO USAR UM LNBF MULTIPONTO BANDA C, PARA APONTAR O STAR ONE C2,E USAR DOIS RECEPTORES, OUTRA PERGUNTA POSSO USAR UM LNB BANDA C/KU, PARA APONTAR AMAZONAS, STAR ONE C2, E ESTRELA DO SUL

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Sendo lnb multiponto, pode usar vários receptores - Lnb C/Ku juntos só serve para o satélite que opere em C e Ku ao mesmo tempo como é o caso do Amazonas - Estrela do Sul no momento só opera em Ku.

Unknown disse...

eu tenho um azbox evo xs direcionado para o satélite amazonas 61.0w e gostaria de saber qual é a frequencia e Sr para sintonizar os canais dos cursos jurídicos.. em especial o LFG. Obrigado
Quem souber, por favor, encaminha a resposta por e-mail, ok?
felipeanana@hotmail.com

Obrigado

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Esses canais (no momento) estão no Amazonas banda C freq. 4150 H S/R 11540 e no Brasilsat B4 na Freq. 3925 H S/R 10715.

Chaguinhas disse...

zelito,
muito bom seu projeto, estou querendo fazer com uma antena telada de 2,20 estou no sul "RS" porto alegre, gostaria de saber se o lnb KU poder ser de 4 "pontos" e o lnbf da C pde ser multiponto e qual seria a melhor marca de LNB para KU e C
grato por toda ajuda de seu blog
tiago

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não aconselho o uso com antenas de tela - Utilizei marcas Zinwell e Gardiner - Pode ser usado com mono e multi.

chaguinhas disse...

zelito
denovo eu por aqui..
olha so to comprando os lnbs e queria saber se o lnb KU nao for pescoco fino funciona?? pois so acho duplo e nao quadruplo de pescoço fino outra coisa se colcar um divisor no LNBF C e um Diseqc 2x1 Dms para cada recptor funciona??? minha nescessidade e que moro junto com meu sogro e quero partilhar os lnbs (ku e C) pra 4 tvs cada uma com um az S810b e queria banca c e ku em todos
grato

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Serve, contudo geralmente esses lnbs Kus de pescoço grosso na verdade são pescoço fino, a capa plástica é que grossa, então basta retirar - Sobre a diseqc pode sim usar desde que o lnb banda C seja multiponto e dividindo o sinal com divisor ativo 900-2050 ou 900-2400.

Anônimo disse...

ola amigo eu tenho um receptor az america e pretendo fazer este lnb c+ ku a parabola deve ser liza ?

e serve para os receptores az america

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Para uso em antenas de chapa e qualquer receptor digital com banda C e Ku.

Unknown disse...

Zelito boa tarde, eu queria saber se este esquema do C + ku funciona bem em uma rastreável 1,50m? Você já testou em rastreável? Obrigado

Roberto Campo Grande-MS

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não fiz esse teste pois não tenho antena rastreável, mas acredito que sirva.

Unknown disse...

Posso usar esse lnbf c ku na antena 60 cm off set.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não, pois a antena de 60cm não serve para uso em banda C.

Anônimo disse...

Zelito, como você fixou o lnbf KU no lnbf C ? Usou algum tipo de cola? Pois se deixar só encaixado poderá sair da posição, concorda? Grato.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O furo para o encaixe deve ficar apertado, não precisando de cola ou parafusos, mas se quiser pode usar cola do tipo Araldite.

Anônimo disse...

Zelito,

Fiz aqui, mas ficou uma dúvida: Tenho de tirar o pino ou isso é opcional? Grato.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não é tirar o pino todo, e sim apenas a metade como mostra a foto, mas se preferir deixar inteiro, pode, porém o ganho é menor!

Anônimo disse...

Amigo Zelito, eu montei um desses, e na antena os banda c, pegam lefal, ja os ku, dependendo da posição só pega os H, e os V sem sinal, mudo posiçao, ai inverte, as tp v bom, H s/ sinal. Que será que fiz de errado.

Anônimo disse...

Acho que descobri, o que eu fiz de errado, o pino teria que ficar sobrando pra fora do lnbf, eu cortei o pino e deixei preso na parte interna do lnbf C, ficou na frente da agulha. Beleza agora deu certo. Exelente idéia. Obrigado e um Abração.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não há o que sair errado fazendo como mostra as fotos, verifique a configuração do lnb Ku no receptor.

Unknown disse...

Ola a quem possa me ajudar: apontei minha antena off set de 60cm p amazon ku usando receptor s2200 orbisat digital e só peguei o canal Informativo da Colombia, queria os canais livres, será que todos demais são decodificados? Pergunto: quais satélites têm os canais nacionais livres pela KU via off set? Abraços

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Aponte para o Estrela do sul, porém são poucos canais.

bosco disse...

Zelito, estou montando um C/Ku juntos, uma dúvida: as travessas que passam dentro do lnbf banda C e banda Ku devem ficar na mesma direção?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Sim, para que a polaridade fique igual, contudo tem marca de lnb que é ao contrário.

Anônimo disse...

bon dia zelito, qual o a broca que vc uzou para fazer o furo no lnb ????

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não me lembro, mas o importante é fazer o circulo onde sera cortado com caneta tinteiro antes de começar furar, caso não tenha a furadeira, leve-o a um torneiro mecanico.

Anônimo disse...

Oi boa tarde muito legal sua invencao.
tire me esta duvida eu conprei um receptor orbisat s2200 e tenho uma off set apontada para o amz ku e pega pouco canais,eu queria saber se eu adaptar uma bengala ou vareta para faze vira uma focal point 60 cm ela ficaria com um ganho melhor?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não adianta, quando a antena é projetada para Off-Set, não serve para focal-point e viçe-versa!!!

Anônimo disse...

Sera que se ajunta dois lnbf e fazer ese adptacao da certo?
tipo reabre o fundo do lnbf no torno e corta o outro lnbf sem atingi a agulha e encaixa bem n outro sera q da certo? Ai ficaria um lnbf duplo ne? Sou novo no hoby d antenas mas gosto de inventar

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Foi justamente isso que foi feito, funciona bem!!!

Anônimo disse...

A esqueci d falar minha duvida e com lnbf banda c.
Obrigado Zelito por me responder .que Deus te abencoe!

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, mas esse tópico refere-se realmente a lnb banda C com lnb banda Ku.

Anônimo disse...

Oi boa tarde.
no comentario acima eu me referir a dois lnbf banda c. Nao 1 c com ku.
quero saber se da certo 2 lnbf banda c junto .
tenho 1 lnbf band c ai queria faze esta adaptacao mas com 2 lnbf banda c. Nao e ku.
boa tarde zelito

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não fiz esse teste, mesmo porque não teria sentido, pois existem no mercado os lnbs banda C monoponto duplo dara 02 receptores e multiponto para vários receptores - a necessidade de um lnb C e Ku juntos é apenas para os satélites que operam com as duas bandas (C e Ku).

Sousa disse...

Opa Amigo gostei muito desse LNBF C+KU!!!
Por quanto vc faria um desses ai pra min?
Robson

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Robson, não fazemos para vender, foi só para uso!!!

Unknown disse...

Olá Zelito, tudo bem? Parabens pela ideia. Fiz conforme descrito porem usei um lnb ku com 4 saidas e um lnb multiponto e funcionou muito bem. Tambem evitei mexer no pino de polarização por achar um pouco complicado, mas tá funcionando legal assim mesmo. Obrigado pela dica.

Mar disse...

Oĺá . Primeiramente pela ótima inciativa para esse problema . Pois bem estou com vontade de fazer essa junção com um lnbf gardiner multiponto que simplimente amo e com um lnb ku duplo focal point , tenho apenas duas duvidas antes de efetuar a bagaça ,1-) arrespeito da furação o centro do furo na carcaça tem que coincidir com centro do tubo ? e quanto a inserção do lnb ku no de banda c,quantos mm do ku tem que ficar dentro do banda c , ou isso não faz diferença ? Parabéns pelo blog . ass: Marcelo .

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, faça como mostra as fotos que dá certo - sobre os mm do ku, tem que ficar o mínimo possível para fixar.

Unknown disse...

como faco para tirar o pino polarizador ??

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Identificar o local exato e bater com um prego (sem a ponta) que o pino sai do outro lado!

Unknown disse...

uso ja ha 2 anos ,sensacional.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber se tem a necessidade de tirar pela 3/4 do pino para fora ?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O afastamento e pq o sinal no lnb ku tem que estar livre!!!

Anônimo disse...

Zelito boa noite, só mais uma pergunta, retirei 2/3 do pino para fora, esta sobra do pino que ficou para fora do lnb eu posso esta cortando ele sim fechar com a resina ? qual a sua recomendação, desde já obrigado mais uma vez.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O que fiz não coloquei cola nenhuma, apenas empurrei o pino pra fora e cortei!!!

rodrilleto disse...

Estou fazendo uma adaptação como essa para usar no satélite StarOne C2, já fechei minha telada mas tenho uma duvida: devo deixar alinhado as agulhas ou pinos de polarização dos LNB ? Ou ajusto cada um separadamente e depois fixo cada um em sua posição?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, como mostram as fotos, as agulhas de polaridades H de cada lnbs ficam no mesmo alinhamento (posição)!