Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

sexta-feira, 20 de julho de 2007

LNBF Circular!





Essa adaptação com parafusos é melhor do que o Divisor de Teflon, nessa minha experiencia conseguí 10% de aumento no Sinal!
Usei parafusos com 2cm de comprimento mas podem ser menores, sendo que o diametro dos parafusos é igual ao Teflon cerca de 6mm!
Alguns parafusos estão mais pra dentro do tubo como mostra a segunda foto, isso se deu porque desse jeito o sinal melhorou.

72 comentários:

Jaelson Lima disse...

Ótima dica. Eu só conhecia a velha e boa técnica da cerâmica. Escrevi um post no meu blog mencionando as suas peripécias no estilo McGiver de ser.

http://mythtvbr.blogspot.com/

Cordialmente,

Jaelson Lima
Petrolina-PE

Anônimo disse...

Zelito, se eu aumentar o cano de um LNBF terei algum aumento de sinal em banda C linear?

(igual ao que você fez nas fotos, porém, sem colocar os parafusos)

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Colega boa pergunta, mas não fiz esse teste aínda, porém creio que fão fará diferença no linear.

Anônimo disse...

bom, sou iniciante mas esforçado...adoro sintonizar minhas antenas e achei que sabia alguma coisa até conhecer o pessoal daqui...Mas me diga, me divida um pouco de conhecimento , por gentileza:o aumento do ganho é atribuido a sistema C analógico ou digital, enfim, em qual função o prolongador deve ser utilizado?
Luiz Gerbelli, litoral do Paraná
luclager@hotmail.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Luis nesse caso refere-se a banda C Circular (que sendo Circular, necessariamente é Digital), para evitar o uso da placa de Teflon, já que descobriu-se que existe outras maneiras de transformar o lnb linear em circular obtendo um ganho maior (como é este caso) utilizando um tubo prolongador e substituindo o teflon por parafusos.

Anônimo disse...

mas, Sr Zelito, em digital eu já instalei com lnbf mono em digital (b1,2,3,4,i9,i805) e nunca coloquei esse teflon....qdo devo usa-lo ?
luiz gerbelli, litoral do paraná
luclager2HOTMAIL.COM

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Pois é, mas aínda não instalou o Nss 806, o Nss 7, Intelsat 907 etc. esses são de polarização Circular (L/R).

jbghellere disse...

zelito vc conhése o posicionador MAXCHENNEL DA WWW.GET.IND.BR VC CON UMA SO ANTENA PODERA ASEÇAR NO MINIMO 8 SATELITE ENTRE NO SAITE DA GET E VERA EU FIS UM MANUAL E ASEÇO 9 SETELITE COM UMA ANTENA VALEUENTRA LA E VERA

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Ok, estarei visitando esse site!

Anônimo disse...

lnbf circular ,construi e funcionou muito bem ,
consegui -47dbm de sinal
no nss 806
medido em um analizador de
espectro

obrigado pela dica
paulo /goiania -goias
dias.paulo@click21.com.br

Anônimo disse...

Zelito, usando os parafusos, o LNBf também pode ser usado para Linear?
Outra pergunta, sabe alguma coisa que pode ser feito com os LNBs usados nos analógicos? como por exemplo aproveitar em antenas ligadas a receptores somente digitais?
Ah! e parabéns pelo site e pela coleção de rádios

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Doniseth, Com os parafusos só serve para circular!
Os lnbs antigos são simples e não tem como mudar a polarização sem o uso de um servo motor, portanto só serve para receptores que tiverem essa função como é o caso da Visiontec.

Anônimo disse...

zelito, nos aqui "passeando" de novo...alguém ja esta produzindo para que possa ser comprado esse tubo para turbinar o lnbf para transformá-lo em circular? e qual seria o valor em média?

BRIGADÃO DE NOVO , AMIGO....

Luiz Gerbelli

LITORAL, PARANÁ

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Luiz aínda não estou sabendo onde encontrar.

Anônimo disse...

Zelito.

Quantos centimetros deve passar para dentro do lnbf os parafusos?

e que distancia um do outro?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

4cm do primeiro para o quarto parafuso, basta dividir!
O que deve passar para dentro depende da necessidade no momento da calibragem, no meu caso o primeiro passa mais de 1cm para dentro, mas do segundo em diante vai diminuindo a cada parafuso (contndo de baixo para cima) como mostra a foto.

Anônimo disse...

Amigo Zelito obrigado!!

[b]Esses comentarios estão sendo muito uteis para mim!! Imagina só que eu consegui colocar o b4 de carona com o intel 9 no lnbf central. uma maravavilha. qual outro satelite vc recomendaria eu tentar do outro lado? olhando de frente para a antena lnbf do b4 ficou a esquerda.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Missias Eu coloquei o B4 B2 e Intelsat 9, nesse caso você deve colocar o lnb central para o B2, veja no tópico LNBs CARONAS! como ficou.

vasco disse...

Zelito qual o tamanho dos parafusos usados nesta experiencia.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O tamanho dos parafusos é 2cm.

Julio-mumu disse...

Zelito vc pode me dar uma dica tenho um receptor anadigi MOD:ET7100 problema é que ele liga aparece apenas uma tela endicano o nomero do canal e a ver 1.1 e não desliga . aqui em são jose do rio preto não encontrei suporte tecnico .. eu uzo seu esquema LNBL circular (obrigado)

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Julio experimente resetar esse aparelho, caso não sirva, aí pode ser realmente um defeito em componentes - Infelizmente não tenho conhecimento de como resetar esse receptor, busque informação no fabricante.

Anônimo disse...

Olá amigo, interessante essa adaptação, já comece a reunir os materiais pra ver se consigo fazer com a minha de 2,40. Só tenho algumas dúvidas, o tamanho do parafuso e 2cm certo e a rosca é oito? vc usa o tubo de um LNB servomotor? teve olhnado um aqui q tenho e deu exatamente 9 cm, e pra encaixar um no outro como vc faz? vc parafusa? desculpaas perguntas mas se poder respondê-las fico grato.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

A rosca tem a mesma espessura do teflon (6mm) - Usei um tubo de um lnb monoponto que estava queimado, e que encaixou corretamente, mas ainda prendí com dois parafusos dos 08 existentes.

Unknown disse...

Diga-me por favor como captar numa mesma parabolica rastreável Banda C digital, Banda C circular e tb Banda KU. Seria possível fazer uma montagem de 02 discos (chamado disco duplo)cortados que deixassem os 02 LNBFs bem "juntinhos" sendo um LNBF circular e o outro do tipo combinando Banda C digital + banda KU no mesmo LNBF. a montagem dos discos eu vi no site http://www.colvero.com/tvdig/montagens/index.htm, mas não sei se pode ser aplicado para o fim que mencionei. LNBF com KU eu vi no site da Usatel. Obrigado pela resposta.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Em antenas fixas é possivel sim, porém na rastreavel pode usar C+Ku em um só lnb, mais do que isso creio que seja difícil, contudo não posso afirmar, pois nunca usei.

Anônimo disse...

Cara me ajuda aí se puder. tenho uma parabolica cromus monoponto e quero pegar mais canais pois so pega 30 tem como?
o canal que mais quero é o byu internacional que sei que é liberado, pois é da minha igreja.
se puder mande resposta para meu email.
muito obrigado e para bens pelo trabalho, sucesso.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá colega é complicado resolver isso a distancia, o certo é você chamar um instalador de antenas que já tenha experiencia para ver o que está acontecendo aí, mas quanto ao número de canais tem como pegar mais do que isso sim, mas tem que ter mais antenas instaladas.

Ramon Machado disse...

Zelito, na configuração do transponder no receptor, a polarização esquerdo corresponde ao horizontal ou ao vertical?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Para Lnbs monopontos L (esquerdo) equivale H.

isadora instaladora disse...

Ola amigão coloquei a ceramica e quando tentei locar os cais do nss 806 não apareceu a opçãp R/L e sim continuou o V/H. é isso mesmo?
desculpe sou iniciante neste assunto e to precisando de ajuda

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

E não vai aparecer mesmo, pois a mudança é apenas no LNB. - Para lnb monoponto L significa H.

Unknown disse...

fiz seu sistema do lnbf mais ñ acertei a regulagem do lnbf so coloquei o b1 mi ajude sou novato mais adoro sintoniza minha parabolica ela tem 2.20. sera isto o problema?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Antena de 2,20 já é pequena para um satélite, será complicado colocar mais, sobre ajustes não tem como explicar por aquí.

Unknown disse...

ola valeu pela a resposta mais ñ tem mesmo jeito ja fiz tudo cara forei com papel alunimio ficou bom. agora estou pensando em adapta mais dois lnbf juntos sera que vai agora?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não custa tentar!!!

Hernandes911 disse...

Tenho um receptor AZAMERICA e uma antena Banda Ku não sei o q fazer. tem como pegar algum canal Brasileiro com sinal digital ou não com ele mas sem colocar o Smart? não precisa ser canal fechado so quero poder aproveitar o aparelho e a antena.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

O receptor serve para qualquer satélite banda ku ou c com canais abertos, procure um técnico em sua região que entenda do assunto para fazer a instalação!!!

Hernandes911 disse...

sabe me dizer algum satelite q a banda ku pegue canais em aberto? pra poder sintonizar minha antena?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

São vários, segue o link para pesquisa http://www.exploradoresdesatelites.com/listadecanais

Informática. Dicas e Truques. disse...

Gostei da ideia cara, vou fazer a adptação para ver o quanto aumenta de ganho, gosto de sintonizar
o INSS 7 para pegar os canais de Campina Grande, a TV Itararé, e a de João Pessoa a TV Tambaú. Se tiver alguma técnica na calibragem ficaria grato se me informasse.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não há técnica, apenas conhecimento e paciência!!!

vanvan disse...

ola amigo vi o lnbf com o tubo subistituindo a placa teflon
com esse tubo vai pegar quantos canais e a intencidade vai melhorar
ou com a placa e melhor a intensidade

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, como informa a postagem, rende 10% em relação ao teflon.

Junior Tv Cabo ourinhos disse...

Tenho uma parabola para o NSS 806 com um lnb alongado com teflon, mas esta abrindo apenas os canais esquerdo, quero saber se eu fazer este modelo eu tenho como abrir tanto os esquerdos como os direito?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, esse defeito se não for na configuração do lnb no receptor, é o próprio lnb ruim, ou até mesmo defeito de fonte 13/18v do receptor para uso em lnbs monopontos.

Waldemir disse...

Senhores, cordiais saudações a todos; estrou entrando hoje neste bolg e já com uma pergunta aos mais sábios que eu rs rs rs.
É o seguinte: Adiquiri recentemente um LNB duplo que se diz ser da SHARP, e instalei o bicho no lugar etc... Até aí tudo bem, porem ele tem um comportamento que me intrigou, eu uso dois receptores iguais, e uma saída ele mostra o sinal com +- 90% e qualidade conforme o TP sintinizado de 40 a 75%, porem a outra saída apresenta mesmo nível de qualidade e sinla muito baixo, chagando a atingir 40% nas frequencias próximas de 12ghz. imagino que seja um defeito nesta saída, o que os nobres amigos me dízem?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

É por obrigação as duas saídas apresentarem o mesmo nível de sinal, caso contrário, o lnb está com defeito.

Anônimo disse...

josé; preciso saber como comprar esse lnb circular pronto para uso no satelite nss 806

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Algum tempo atrás eu ví na internet uma loja vendendo, mas não me recordo o nome, busque no google que encontra!!!

salimdutra disse...

Seria bom se alguém montasse lnbf circular para vender, eu sou um que compraria, a pesar se não sei se encontraria apontador que conseguisse encontrar o NSS7.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Basta colocar a chapa de teflon que o lnb passa a ser circular!!!

Anônimo disse...

Queria saber se eu posso substituir esse extensor de metal por um cano( PVC Ou outro), sim ou não?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não fiz esse teste, mas acredito que não sirva!

Unknown disse...

Sr Zelito, tudo bom? Eu ja tinha visto sobre o lnb circular, e uso um lnbf com placa de fibra de vidro, que veio com ele, mas queria obter um pouco mais de ganho no conjunto antena/lnb, e acho que com esta ideia eu devo conseguir um pouco mais. Minha antena é de chapa de 1,80m da Fortec Star, e está apontada para o SES4, mas tem transponder que falta pouco para pegar. Abraço, e gosto muito do seu blog.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, aqui funciona muito bem, mas uso com uma antena de 2,40m de tela pois muitos canais são fracos!

Unknown disse...

Zeito eu tenho uma antena de 1,80 telada apontada para ses4 mas ñ estou
conseguindo pegar todos os canais porque.pode me ajudar. ogrigado

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Alex, a minha aqui é 2,40m e ainda tem canal que pega congelando, é que os canais desse satélite tem o o sinal fraco mesmo.

Unknown disse...

Zelito gostaria de saber vc tem uma antena apontada ses4 certo vc tá pegando há tv cidade.record de são luis.vc tá usando a placa ou tubo

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Está funcionando normal, com essa antena uso apenas o teflon (antena de 2.30m telada)!!!

Unknown disse...

Zelito, como eu faço para retirar 2/3 do pino de polarização vertical do meu lnbf, o meu lnbf é um gecen twin banda c. e o pino está soldado, como faço para puxá-lo os 2/3? Grato

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Se é soldado fica difícil, no meu caso só precisou dar umas pancadinhas que saiu do lugar!!!

Unknown disse...

ok, muito obrigado, não retirei, pois estou esperando chegar da china um lnbf banda ku focal point, vou utilizá-lo co centro da antena de chapa de 180 cms, e fazer caronas banda c.

Unknown disse...

Olá, muito bom o fórum, estou com uma duvida referente ao lnbf, pra fazer a alteração de linear pra circular ele pode ser monoponto ou precisa ser um multiponto. Obrigado.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, tanto faz ser monoponto quanto multiponto!!!

JCAS disse...

Zelito Lima, me tira só uma dúvida: com relação ao alinhamento dos parafusos tem algum ângulo específico? Pelo que eu vejo no seu ficou em torno de 45°.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, deixei os parafusos de modo que o sinal ficou melhor, não observei ângulo!

luis carlos morales araya disse...

amigo soy de costa rica y me gusto el lnbf circular, yo solo he usado lnbf pero con la baquelita y esa forma tuya es muy buena, gracias por el post y lo voy a hacer, pura vida!!!!! luis carlos morales

luis carlos morales araya disse...

que buen aporte, lo voy a hacer a ver como me va, pura vida desde san jose de costa rica. gracias luis carlos

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Gracias!!!

Ilton@hotmail.com disse...

Olá Zelito gostaria de saber se com uma antena de 2,20 tela da eu consigo captar o satélite ses6 c

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Consegue sim, más alguns canais podem ficar congelando!!!