Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Parábola - Máximo Rendimento!



Para conseguir o rendimento (ganho) total de uma Parábola necessita:
1 - Não ter Pétalas (Telas) amassadas!
2 - Cruzar dois cordões de uma borda à outra, no cruzamento os cordões devem tocar-se levemente – Ou no olhometro verificando se a circunferência não está desalinhada!
3 - Com um Satélite apontado, ajustar a distância do Disco do LNB (foco do Disco) em relação ao fundo da antena para esse Satélite que será utilizado, esse ajuste pode ser diferente entre um Satélite e outro, (no meu caso o NSS-806 que está mais ou menos em cima da minha região está mais próximo de mim, já o Brasilsat B-3 para mim é o mais distante, estando quase ao por do Sol) devido a distância dos mesmos em relação a parábola!
4 - Completando o Item anterior, encontrei (melhor rendimento) numa Zirok 1.5m uma distância de 50,5cm entre o Disco do LNBF e o fundo da parábola para o NSS-806, já para o B-3 a distância para o melhor rendimento foi de 54cm!
5 – Após ajustar a distância do disco, é hora de ajustar a distância do LNB (foco de LNB), e sua polarização (Azimute de LNB) caso seja LINEAR - Se for CIRCULAR não precisa desse ajuste de Azimute, (movimento do LNB para esquerda ou direita), isso fazendo o mesmo, aumentando e diminuindo a distância (entre LNB e fundo da antena) e de olho no sinal!
6 – Isso tudo é feito monitorando o sinal com uma TV!
7 – A medição entre o disco e o fundo da antena deve ser feita entre a parte de dentro do disco (e borda exterior) e imaginando que há outro disco no fundo, ou seja, borda exterior (do disco do LNB) com borda exterior do disco IMAGINÁRIO no fundo, para melhor compreensão ver as Fotos!
8 – Experiências essas feitas em uma Zirok 1.5m e na BANDA C!

7 comentários:

ramon~bhz disse...

muito bacana o seu teste.. ainda mais com o objetivo igual ao meu e ferramental identico...vlw

Anônimo disse...

Como fazer o ajuste do foco do disco se a principio as varetas são fixas?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Basta mover o lnb no sentido vertical, pra dentro ou pra fora em relação a parábola.

Anônimo disse...

Olá... mas esse ajuste no sentido vertical não seria do foco do lnb e não do disco?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Para o foco do disco basta folgar os 03 parafusos que prende o disco nas varetas e girar o disco para esquerda ou direita, que o disco sobe ou desce.

Anônimo disse...

Beleza Zelito, sou o delarue de Santo Angelo (RS). Consegui encontrar num ferro velho uma antena Bakof de fibra com 2,60m. Ela está em ótimo estado, mas as varetas foram arrancadas. Calculei a distância focal e ela deu 98,26cm. Não consegui calcular o tamanho exato das varetas pois me falta a variável do angulo na base da antena. Acredito que estas varetas devem ter cerca de 130cm. Seria isso mesmo?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Delarue, não conheço essa antena, mas creio que fazendo alguns testes chegará ao tamanho correto.