Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Diseqc 1.0 - Ilustração Para Conserto!





Placa de uma Diseqc 1.0 da Pansat Super Mini usando 02 Circuitos Integrados como saídas das 04 portas sendo substituído por 04 Transistores BC 328.

41 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite caro amigo, admiro muito a vossa sabedoria e dedicação em ajudar prontamente os demais amigos sato-entusiastas como eu, ví aqui uma boa oportunidade de consertar a minha chave diseq 4x1 que queimou 02 trasistores SMD que como referencia só diz - 5Bs43, sí é que ajuda muito, será que um BC 328 substitui esse? A marca da chave infelizmente eu não sei, porque nela não diz nada, desde já agradeço a vossa atenção.
Meu endereço de e-mail:
rafael-lets@hotmail.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Rafael até hoje todas marcas de chaves 1.0 que eu conhecí inclusive a EMP (1.2), pode ser colocado esse tipo de transistor como substituto, creio que não será diferente com você, contudo tem que indentificar corretamente as trilhas (base, emissor, coletor) para a colocação do transistor.

Edinilson disse...

Boa noite,


Estou tentando configurar uma chave Emp-Centauri 8X1 juntamente com uma diseqc Pansat Mini 4X1, no meu Neusat Sp-6000, e não estou conseguindo, vc já conseguiu essa façanha?

Obrigado.

Edinilson
Petrolina-PE


Neusat SP-6000
Century DSR1900
BrasilSat Harald 3,80 - B1+B2+B3+B4+IS805+AMZ KU
Santa Rita 2,40 - NSS806
Zirok AVS-150 - EDS
Century 1,50 - PAS 9

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Edinilson aínda não conheço esse Receptor.
Att. Zelito.

Anônimo disse...

Boa noite amigo , eu tava olhando o seu blog e achei muito intereçante , eu tenho 2 chaves diseqc da marca DMS INTERNATIONAL,
quando comprei uma veio com defeito , já testei todos os trasistores , diodos ,resistencias ETC... enfim estou descofiando do CI smd da placa , mais o mesmo não tem referencia alguma , vc poderia me ajudar a descobrir ?
outra pergunta , vc tambem sabe qual é o substitudo dos transistores de saida dessa chave , Á referencia que tem neles é (2f3) , desde já gradeço por sua atenção, um abraço .

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Colega sobre os transistores de saída podem ser substituídos pelo BC328, quanto ao CI, se for mesmo ele com defeito, creio que será difícil de achar.

Anônimo disse...

Ola amigo, comprei 2 chaves diseq navigator do pessoal da usatel e qdo instalei no receptor vt 4000a atualizado a primeira queimou as entradas 3 e 4, isso qdo instalei o sat amazon e ia8. a segunda chave queimou a entrada 4. com esse esquema sera q funcionara para essas chaves? obs: uma das chaves e a mini. Vc tem ideia do pq esta queimando as entradas? agradeco a sua colaboracao.
Hudson Matos

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Hudson, certamente se é de outra marca o circuito é diferente, mas a maneira de como concertar é o mesmo, basta um técnico pesquisar!
Sobre o que está queimando, geralmente é o cabo fechando curto (fios encostando um no outro no plug) em uma das extremidades.

Anônimo disse...

minha chave Pamsat 2.0 parece que queimou a porta 2, o que vc recomenda? eu mesmo posso consertar? precisa soldar alguma coisa?
walter-54@hotmail.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Walter caso você entenda de eletrônica, não tenho dúvida que consiga, mas caso contrário, não aconselho que tente consertar.

Anônimo disse...

Zelito, eu de novo, amigo, e com mais duvidas...to com uma disec marca DMS INTERNATIONAL e queimou uma porta...é dificil trocar esses transistores BC 328?
Por que tres portas estão beleza, é só em uma porta que passa somente uma polarização, a outra nada, da sinal de lnb,parece estar tudo direitinho, só não funciona nada, com as outras no mesmo cabo e lnb, normal, rsrsrs...isso é porta queimada?

Obrigado pelas dicas, amigão

Luiz Claudio
Litoral/ Pontal do Paraná
Paraná

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Luiz quando a porta está queimada não funciona nada (nessa porta), analize a configuração do lnb.

meuemail disse...

Zelito, minha diseqc com 2 dias pifou total, chega fedeu. A marca é chieta, é 4x1, a placa onde é montada é praticalmente igual a esta da sua, mas muda levente alguma coisa. esses smd q vc trocou, tem um deles q ta meio estufado com um pontim pra cima. qnd um queima a chave dá "curto de lnbf" na tela tambem? se eu retirar esse q esta estufado, a chave ainda funciona as outras portas? qt vc cobra pra consertar?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Colega, geralmente quando queima aparece um furo no meio do ci - Caso queime apenas um, o outro continua funcionando as suas portas - Sobre o concerto não vale a pena enviar devido o frete.

meuemail disse...

Eu soldei o BC 328 mas nao voltou a funcionar a porta 3, pela imagem q te mandei tem como vc me dizer onde fica cada perna do CI q comprei?

meuemail disse...

será q nesse meu diseq ( http://img356.imageshack.us/my.php?image=diseqsh7.jpg ) é esse mesmo BC 238 que vc postou? reparei na tela de taxa de sinal, q ele muda a potencia do sinal qnd escolho entre as portas do DISEC, qnd chega no 3 (q é a porta queimada) ele alterna e aumenta, mas não chega a dar taxa, será q nao seria outro CI pra meu caso?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não tem como saber, só com a placa em mãos.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Na minha ilustração não é BC238 e sim BC328 - Então, como falei em outra resposta, cada caso é um caso e não dá pra saber se com sua diseqc pode ser feito o mesmo - mas geralmente é o BC328 que é usado.

meuemail disse...

BC238 foi o q comprei, se nao for este, qual outro pode ser? e como vc descobre ql o modelo correto do CI a ser usado para substituir?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Geralmente pode ser usado o BC328, como descobrir como substituir, isso só vários anos de experiencias em eletrônica como eu (25 anos) pode responder, infelizmente não caberia aquí as explicações de tantas experiencias ao longo desses anos todos, por isso aconselho que procure um técnico de preferencia desses pesquisadores, que não fazem apenas retirar um componente e colocar outro, mas um técnico que busca conhecimento e entende o funcionamento de cada componente.

meuemail disse...

Zelito, estive reparando que o no receptor o sinal da porta que eu tentei ajeitar fica em 38% as vezes dá um pico de sinal coisa de meio segundo, ameaça aparecer imagem, e cai o sinal de novo. O BC328 que comprei foi 328-40. Mas vi que existe de 328-25, faz alguma diferença? Se eu tiver invertido as pontas do BC, pode queimar o diseq? ou só não funciona?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Se colocar o transistor errado Apenas não funciona ou funciona direto sem comutar, (todas que concertei, usei BC328).

Anônimo disse...

Olá Zelito tudo bem?

Não sou tec em eletronica, por enquanto sou um satitusiasta.

Tenho uma diseqc 4x1 Feasso. De uns dias para cá ela parou de funcinar duas porta.

Por exemplo eu tinha

01 - C2
02 - Amaz
03 - B4

Agora o B4 morreu.

Você acredita que ela pode ter queimado?

Agradeço

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Se as outras portas continuam funcionando, não resta dúvida, contudo faça alguns testes para ter certeza, tal como colocar o satélite que parou de funcionar em uma das portas que estão boas e configurar, se funcionar está confirmado.

Anônimo disse...

Obrigado Zelito.

Fiz os teste como vc disse, e não vai rsss.

Só funcionam duas portas :D

Mais uma vez obrigado pela dica, vou tentar resolver em casa.

Um abraço

Will

Anônimo disse...

Sr. Zelito eu tenho uma diseq 2 em 1 , quero colocar 3 satélites nela mas minha dúvida é ; será que com um divisor de alta eu poderia acrescentar mais uma antena em uma das entradas da diseq.Ou poderia queimá la???? Abraços.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Nesse caso use uma diseqc de 4x1, não pode colocar 02 satélites em uma mesma porta.

Unknown disse...

Olá pessoal, parabéns pelas informações prestadas....

gostaria de tirar uma dúvida, é possivel a interligação de uma parabólica comum com aquele divisor de alta (10000)e lnb multiponto no aparelho da Céu? gostaria de eliminar o aparelho da parabolica da estante!

Posso ligar esta mesma parabólica num aparelho Az América S810-b? E desta maneira também eliminar mais aparelho de parabolica?

rogwebe@gmail.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, divisor 10000 eu não conheço, mas se for de alta (ativo) vc pode usar em qualquer conexão de parabólicas - Sobre a outra pergunta não entendí, mas se for com respeito a aproveitar a parabólica, sim, pode aproveitar usando em outro satélite qualquer de banda ku que opere com canais abertos.

Unknown disse...

Eu me referia a um divisor que tide de instalar no cabo da parabolica para que o sinal deste unico cabo vá para os outros tres recptores que tenho em casa, meu lnb da parabolica é multiponto!!! me refiro em eliminar o receptor da parabolica e utilizá-la no meu s810-b?? É possivel o que devo instalar, seria somente a diseq???

Meu receptores são da Rota Sat, que eliminar!

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Diseqcs só é usado em receptores digitais tal como o s810, para mais de uma antena nesse mesmo receptor, ou seja, se vc tem duas ou mais parábolas apontadas para mais satélites, daí a necessidade de empregá-la, portanto caso esteja usando por exemplo o amazonas e queira acrescentar o Starone C2 (analógico), aí sim, pode ser, contudo se seu receptor não tiver os canais desse outro satélite, terá que instalar.

Anônimo disse...

a minha diseqc queimou a peça q ta na foto gostaria de saber o nome para mim poder trocar se puder me ajudar eu agradeço vlw.
http://img337.imageshack.us/img337/7475/chavediseqc4x1pansatmin.jpg

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Se for o transistor comutador, foi substituído por um BC 328.

Anônimo disse...

não é isso videotran gostaria de saber o nome da pecinha que ta indicado pela flecha no alto da foto pra mim poder trocar ela que esta queimada o resto esta ok.
http://img337.imageshack.us/img337/7475/chavediseqc4x1pansatmin.jpg

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Não me recordo o nome da peça original, só sei que não conseguí encontrar e substuí pelo BC328.

Unknown disse...

Boa noite. Tenho três parabolas uma AMZ outra Embromatel e B4, um divisor telesystem em cada antena e duas diseac dms;
Na AMZ Estou utilizando o divisor original da AMZ (telebofonica) e quando o coloco na diseqc, perde o sinal das outras parabolas.
Pode me ajudar? será que o divisor ou minha diseqc que está com defeito?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Pode ser defeito, pois teria que funcionar sem problemas, leve a um tecnico para testar a diseqc, geralmente ela faz isso, lembrando que os divisores usados tem que ser de alta (divisores ativos) 900-2050.

EdI disse...

ola, tenho uma diseqc gecen 4x1 e ta dando perca de sinal nas antenas....
essa é a segunda chave q coloco, a 1ª durou 1 mes e essa agora faz ums 5, alguem poderia me dizer o q pode estar dando defeito nelas, sao muito fracas essas chaves to desanimando ja......

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá, diseqcs não dão defeito com frequencia, verifique suas conexões, plugs folgados, fios encostando em outros etc.

Leo77 disse...

amigo videotran, minha diseqc queimou o transistor da porta 1 e digo pra quem tenha o defeito em uma porta que o funcionamento da chave passa a ficar maluco. Enquanto não corrigir o defeito as outras não funcionam bem.Consegui o transistor SMD (tipo PNP)retirando um de um lnb de banda C pifado que vai funcionar tb no caso descrito por vc.A chave agora funfa blz. Ela só usa um microcontrolador PIC e quatro transistores PNP ligados cada um em uma entrada da chave.Abs.Leo77

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Ok, quando o defeito se caracteriza como curto do transistor, a porta fica alimentando o lnb constantemente, ie isso é quem atrapalha o funcionamento das portas que estão boas, já se o transistor abrir, essa porta não funciona e as demais continuam comutando normal (se estiverem boas é claro).