Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dreambox DM800 - Informações!

Postarei aqui apenas algumas informações básicas já que esse receptor tem muitas opções e recursos!
Começarei pelo Plugin TSpanel versão 4.0, (fotos abaixo):
Esse programa (plugin TSpanel), permite baixar e instalar vários outros plugins, além de ser também um desinstalador!
A opção Filebrowser (foto abaixo), permite navegar pelo receptor lendo os arquivos existente principalmente de áudio e vídeo armazenados no HDD interno, Pendrive, etc!
Temporizador = Programar canais para gravar no HDD:
01 - Essa opção permite que programas sejam programados para gravar uma só vez, diário, semanal etc, (fotos acima)!
02 - Outra maneira de programar um canal é: Teclando (canal -) depois a tecla INFO, escolher no guia de programação o horário desejado e teclar o botão verde, porém isso só é possível se a emissora estiver gerando o GUIA de grogramação!
03 - Depois de uma programação ser concluída poderá ser alterada acessando o menu Temporizador, lá podemos editar um novo horário teclando OK e salvando no botão Verde, Apagar qualquer programação existente, Adicionar outra programação e Desabilitar temporariamente uma programação pelo botão Amarelo!
Informações de um Canal:
01 - Acessando o menu Informação\Canal podemos visualizar Frequencia, PIDs, etc. (fotos acima)!
02 - Acessando o menu Informação\Sobre (foto abaixo) vemos as informações de Hardware, Software, etc!
 Acessando o Menu Plugins:
01 - Nas fotos abaixo temos o plugin Netradio Classic muito bom para ouvirmos rádios da Internet!
02 - O arquivo stations (que fica dentro da pasta NetRadio Classic no receptor), é o lugar onde colocamos os endereços de IPs das rádios  que pode ser editado com o programa DCC via Computador!
01 - O SHOUTcast (fotos abaixo), é outro plugin que acessa rádios da Internet, porém nsse não editamos IPs de rádios e sim GÊNEROS, por exemplo com o gênero NEWS, buscará só rádios de notícias!
02 - O procedimento de edição dos gêneros, é também via DCC!
01 - O plugin OpenWebif serve para conectar o Receptor ao Computador via navegador Mozilla Firefox, Internet Explorer, etc. bastando ser digitado no navegador, o endereço de IP de rede do receptor, (exemplo 192.168.0.195), com isso será aberto (no navegador) o programa OpenWebif (do próprio receptor), com vários acessos: Mudar de canal, aumentar volume, ver os guias de programações das TVs, além de podermos visualizar todos os menus e salva-los como esses que vemos nesse tópico!
02 - Devemos configura-lo como mostra a segunda foto abaixo!
O plugin Setup Quickbutton serve para configurarmos as teclas coloridas (vermelho, verde, amarela e azul como teclas de atalho) (fotos abaixo)!
Depois de escolhermos os plugins que pretendemos usar, salvamos com a tecla verde!
Na hora de usar, a tecla deve ser pressionada por mais de 2 segundos!
Configurar Resolução:
Em Definições A/V \ Modo, usamos 1080 para resolução em HD, e 480 para SD, (foto acima)!
Configurar o Disco Rígido (HDD interno):
Na opção disco rígido suspenso após, deixar marcado 1 minuto, isso faz com que o HDD entre em repouso após 1 minuto se não estiver sendo usado, (foto abaixo) - Salvar com a tecla verde!
Para que o HDD funcione correto (depois de ser instalado dentro do receptor), deve ser formatado, ou seja, Inicializado, (foto abaixo)!
Dependendo da capacidade do hdd, demora um pouco para formatar!
Obs. O nome Hard Disk (Dísco Rígido) só aparece no menu se o HDD estiver conectado corretamente, o local dessa opção é em: Menu/Definições/Sistema (antes da opção Network). 
Configurar a Rede:
01 - Aconselho deixar o DHCP desativado, com isso deve-se colocar o IP manualmente mesmo porque precisamos de um IP fixo para conexão com o programa DCC, Editor de canais etc. no Computador!
02 - Nas fotos abaixo podemos testar se há comunicação com a REDE!
Procurar, Instalar e Configurar Canais, Satélites etc.:
Vamos primeiro configurar a Antena (Satélite), (fotos abaixo)!
Nesse menu abaixo vamos configurar o Satélite e o uso de Chaves Diseqcs:
01 -  Para quem vai usar mais de uma antena aconselho que deixe o Modo de Configuração como Avançados!
02 - Escolher o primeiro satélite que será configurado!
03 - Para cada satélite deve ser uma posição diferente de LNB ou seja, satélite1 o lnb dever ser LNB 1, satélite2 LNB 2, e assím por diante!
04 - A opção LOF é onde escolhemos o tipo do lnb, se para banda C ou KU!
05 - Em Modo DiSEqC deixo aqui como 1.1, para uso dos dois protocolos 1.0 + 1.1, se eu escolher 1.0, não será ativado a opção 1.1 que vou precisar nessa ilustração!
06 - Em Comando de DiSEqC comprometido, temos o protocolo 1.0, sendo AA=porta1, AB=porta2, BA=porta3 e BB=porta4!
07 - Ordem de comando deixar uncommitted, ommitted, toneburst!
08 - Em Instrução de DiSEqC não permitida é que configuramos o protocolo 1.1, Input 1 à Input 16, (porta 1 à porta 16)!
09 - Outras opções desse menu que não mencionei aqui, não precisa alterar!
Buscar um TP, ou Satélite:
01 - Em Tipo de Busca escolhemos se desejamos buscar um TP ou um Satélite e teclar OK para iniciar a busca, (foto abaixo)!
02 - Se a busca for para um canal em DVB-S2 (ou HD), alterar a opção Sistema para DVB-S2 e colocar todos os dados necessários, (FEC, Modulação Piloto etc.), (foto abaixo)!
03 - Nessa mesma tela adiciona-se um TP manualmente, basta inserir os dados do TP e teclar OK!
04 - Não tem Busca Cega!
05 - Não tem configuração para LNB banda C Multiponto, nesse caso deve-se diminuir 600 em cada frequencia na banda (geralmente) Vertical!
06 - A tabela com os dados dos TPs pode ser preparada pedo programa DCC e depois enviado para o receptor via rede, nesse caso deve-se começar do zero, ou seja, não ter nenhum canal instalado no receptor!
07 - Depois que a tabela com todos transponders atualizados já estiver no receptor, deve-se fazer uma busca no menu: Procura de Canais\Busca manual\Tipo de Busca Só um Satélite, em Scan de Rede deve-se deixar, selecionado (não)
Menu Software Management:
01 - Na foto acima podemos instalar um plugin via pendrive!
02 - Na foto abaixo podemos fazer beckup de arquivos (inclusive a tabela de canais) salvando-os no HDD interno pela opção Choose beckup files, e em Advanced restore fazemos a restauração quando necessário!

Outras informações tal como usar o Editor DreamboxEdit, preparar a tabela de canais e editar IPs de rádio no arquivo stations via DCC, serão postados em breve...

Um comentário:

Dierry disse...

Muito bom seu trabalho. Parabéns. Ter conhecimento e ainda sim paciência para postar é para poucos. A openPLi retirou seus feeds das versões 2.1, agora só conseguimos baixar plugins cams etc pelo TSpanel ou com fedds alternativos, as versões 3.0 (OE2) suportados apenas em decos com sim a8p (originais) funcionam normalmente.