Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Tweeter: LINK
Canal no Youtube: LINK
Meus Blogs: Museu de Rádios: LINK
Facebook: Museu de Rádios no Facebook: LINK
Gravações de QSOs em Satélites de Radioamador: LINK

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Usatel 2008 - Informações!




01 - Como Configurar EMP Centaury:
Ir em Menu / Installation, pressionar o botão Verde do Controle Remoto (Função Antenna Positioning), Escolha em Motor Setting: DiSEqC Motor, em Satellite: O primeiro Satélite para a primeira porta, Em Frequency: Uma freqüência de preferência de um canal forte, Em Step Size: 1Step, Em Move Dish: Precione e solte a tecla + ou – de Volume seguidamente até o Led Verde no painel frontal acender, ou desaparecer a barra Branca aparecendo (02) Barras uma Laranja e outra Amarela que se deslocam da esquerda para direita no espectro medidor de sinais do receptor, em seguida Salve em Command Mode, pressionando a tecla OK do Controle.
Repita esses passos para os próximos Satélites.

02 - Para Configurar Diseqc 1.0 basta escolher o Satélite e em Installation / DiSEqC, selecionar LNB 1 para a porta 1 LNB 2 para a porta 2 etc.
03 - Para configurar LNB Monoponto: Em LNB Frequency escolha 5150.
Para configurar LNB Multiponto: Em LNB Frequency escolha 5150/5750.
Para configurar LNB Ku Universal: Em LNB Frequency escolha U9750/10600.
Para configurar LNB Ku da Directv: Em LNB Frequency escolha 10600 e acrescente 100 na Freqüência do canal, exemplo.: se for 11.100 + 100 = 11.200.
Para configurar LNB Ku Simples (tipo o da Sky): Em LNB Frequency escolha 9750.
04 - Para fazer Busca Cega, Em Installation - Aperte o botão Amarelo do Controle Remoto (Função Blind Scan), escolha o começo e fim da Busca (usando as Teclas numéricas do Controle Remoto) em Start Frequency e End Frequency e em Search All aperte OK do Controle para iniciar.
05 - Para Buscar todos transponders (pré instalados) de um Satélite: Installation / + Tecla Azul do Controle.
06 - Em Satellite Setting / Botão Amarelo / Função Multi Sattelites Setup, podemos visualizar e editar todos Satélites ao mesmo tempo.

07 - Para Adicionar, Deletar, Colocar Pids, Buscar Transponder individual: Em Installation selecione o Campo: No – Frequency – Symbol – Pol.. – FEC – TV – Radio, e aperte OK no Controle.
08 - Para inserir uma Rádio: Ir em Installation / No – Frequency – Symbol – Pol.. – FEC – TV – Radio, e aperte OK no Controle.
Escolher ou Adicionar a Freqüência correspondente ao canal de Rádio, e apertar a tecla Amarela do Controle (PID Set), depois (Use a tecla (do CR) Vermelha para Adicionar, Verde para Deletar e Amarela para Renomear), coloque o Áudio PID e PCR PID o Vídeo PID deixe como 0000.
Obs. Nesse Receptor podemos EDITAR também, os Pids já existentes.

09 - Em System Setting / Edit Channel: Pode-se Deletar, Mover, Classificar e Renomear Canais. Em System Setting / Receiver Upgrade: Pode-se Atualizar Soft, Lista de Canais e Key Data.
Em System Setting / Default Setting: Pode-se Resetar Tudo ou só a Lista de Canais.
Em User Preference (Preferência do Usuário) Pode-se: Escolher a linguagem, Transparência de Tela, Tipo do sistema de côr da Tv, etc.
10 - Esse Receptor Versão 3.13-255 – Boot 1.05, NÃO aceita EMP e DISEQC 1.0 ao mesmo tempo, se for usar Diseqc 1.0 deixe a Opção Motor Setting desativado (None).
A menos que toda vez que se buscar um canal em um determinado satélite, terá que ir na função DiSEqC e mudar a posição existente do LNB, retornando em seguida para a posição que estava.

22 comentários:

doniseth disse...

Zelito, esse Usatel não tem idioma em português?

O José Manuel está vendendo por R$ 190,00, qual a sua opinião?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Doniseth não me recordo se tem, é um bom aparelho, mas não aceita EMP + Diseqc, portanto para quem quer ter muitos satélites não serve.

Anônimo disse...

Zelito muito bom seu manual compactado, adquiri um mas ainda estou engatinhando nele e a chuva aqui que não colabora, mas vc saberia a que aparelho europeu ele é clone o usatel 2007 é o mesmo coship 38xx, mas no sitye da cosip igual a este aqui não tem nenhum é para conseguir mais inf a respeito dele e algum firmware para testes. sds silvanoservitec

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Silvano eu desconheço sobre qual receptor ele é clone.

leandro1970 disse...

Zelito, você conhece o software que pode ser usado no usatel2008 para atualizar a lista de canais dele através do pc? Esta key data do menu, serve pra que?

Leandro

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Leandro não conheço a lista, sobre a key data não pesquisei pra que serve.

Anônimo disse...

Prezado Zelito,

Tenho algumas duvidas de como é que funciona essas frequencias do lnbf que muda de modelo para modelo. Por que uns é 5150 e outros é 5750? Gostaria de saber se poderia explicar como funciona essas conversoes:
Para configurar LNB Monoponto: Em LNB Frequency escolha 5150.
Para configurar LNB Multiponto: Em LNB Frequency escolha 5150/5750.
Para configurar LNB Ku Simples (tipo o da Sky): Em LNB Frequency escolha 9750
Para configurar LNB Ku Simples Universal: Em LNB Frequency escolha 9750/10600.
Para configurar LNB Ku da Directv: Em LNB Frequency escolha 10600 e acrescente 100 na Freqüência do canal, exemplo.: se for 11.100 + 100 = 11.200.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Amigo quando é so 5150 é porque o lnb é comutado a polaridade por tensão 13/18v - Quando é 5150/5750, é porque a comutação é através de frequencia(600Khz) no oscilador locar (interno) do lnb, e assim se segue para os demais.

rodrigodigital disse...

ola, amigo boa tarde! sou novo nesse assunto, gostaria de saber ce vc tem um passo a passo para atualização do receptor logicasat l4500ke!!!

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Colega esse Receptor é novo e não há necessidade de atualizá-lo no momento.

rodrigodigital disse...

ola, eu denovo...entao ce eu apontar pro amaz. vai funcionar direitinho? Comprei um e estou esperando deve chegar hoje, obrigado!!

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Colega os arquivos disponíveis nesse Blog são originais dos receptores para uso normal canais FTAs.

leticia disse...

Como pretendo adquirir um deste receptor, queria um colaboração tua no sentido de indicar um receptor. Aqui na minha cidade tem um muito em conta, o receptor usatel 2008, que vc acha do mesmo?
Sem +, agradeço desde já.
leticiacabral@walla.com

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá letícia para quem quer ter até 08 antenas serve, contudo no quesito ganho de recepção perde para a linha Logicasat.

leticia disse...

Obg Zelito. Não sei a diferença de custo dos mesmos vale a pena, contudo se a perda de qualidade de imagem é grande de um prá outro, fico na duvida qual dos dois que devo adquirir. Qto ao satelite eu só vou ficar com o da espanhola.
Aguardo mas considerações tuas.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

No meu caso seria motivo ficar com o Logicasat, pois é melhor em ganho e aceita todas minhas antenas.

apocallypse disse...

eu queria comprar o Usatel 2007, porque o Logicsat está muito caro. esse 2007 custa 160reais. eu só quero pegar até 8 satélites, até menos. o ganho desse receptor é menor em relação ao Logicsat, commo assim? um canal no Logicasat apresenta maior percentagem do que no Usatel? com a mesma antena?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Sim.

apocallypse disse...

mas o Telesystem F1.1 que eu tenho aqui em casa, também apresenta esse problema de aparecer uma taxa menor no sinal do canal se comparado com outros receptores, tanto é que a maior taxa de qualidade de sinal em qualquer canal não passa de 73%. eu pego 4 satélites e a taxa em todos eles nunca passa de 73%. já no Logicsat já li pessoas falando que pega uma taxa maior. Mas acho que isso é uma propriedade particular de cada receptor, e não influi na imagem. que vc acha?

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Exatamente, você está certo, mas a comparação não fazemos tomando como base aquelas barras de sinais, e sim pegando um canal de sinal fraco onde está congelando em um determinado receptor, e colocando outro depois, se não congelar mais, sem dúvida esse último é melhor em ganho de recepção.

tuca disse...

Zelito, tudo bem? Como está a amada terra Bahia? Srs, preciso da ajuda de vocês. Comprei o Usatel 2008 e estou com uma antena no C2 e outra Telstar 12 (mal apontada), mas o Telstar 12 no Plasmatic RP 710 (anadig) tá pelo menos pegando os 2 Pampas e picotando alguns, está dando no RP 710 Sinal 62% e Qualidade 33%, já no Usatel sinal 62%, mas a qualidade em qualquer canal não passa de 10%, aliás nem varia e na busca não acha nenhum canal. Estou usando chave diseqc chieta. Será que há algo mais de configuração? O C2 tá pegando tudo nos dois receptores, já configurei LNBF no Usatel como U9750/10600, já escolhi a porta certa da chave diseqc, mandei buscar todas as frequências e nada.

PY6ZL - QSOs via Satélites disse...

Olá Alessandro isso deve ser antena mal apontada, lnb fora de foco, ou fora de azimute, antena com obstáculo na frente tipo predios, arvores etc. ou no último caso lnb ruim.