Pesquisas sobre Receptores Digitais - Downloads Videotran
Blog Parceiro: Videotran Museu de Rádios
Facebook: Museu de Rádios no Facebook
RPT de Serrinha-Ba (146.850) no ZELLO: LINK

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Radioamador - FRN Server Configurações!

Configurar o FRN como Servidor:
01 - Inicialmente temos que manter um endereço de URL ou IP constante no FRN Server e para isso usamos um servidor que monitora nosso IP constantemente!
02 - O Servidor estará sempre atualizando e ocultando o nosso verdadeiro IP, fornecendo uma URL virtual para ser usada no FRN Server!
03 - Esse Servidor de URL é o NO-IP, acesse-o AQUI!
04 - Faça seu cadastro lá e lembre sempre do e-mail e senha pois serão usados mais adiante!
05 - Feito o cadastro, adicione um nome de Host informando o nome do Host e também o domínio concluindo no botão Create Host (fotos acima)!
06 - De posse do host ou url virtual (exemplificado aqui como py6zl.ddns.net), copiar e guardar para ser usado no FRN Server!
07 - Alertando que esse host ou ulr virtual é gratuito mas tem validade de 30 dias, podendo ser sempre excluído e refeito para mais 30 dias, quem quiser evitar isso basta pagar uma taxa.
07 - Agora Instalamos e rodamos o programa NO-IP.exe no qual é o programa que irá monitorar o toda mudança de IP a cada conexão do modem e sempre deixar a url virtual atualizada (foto acima)!
08 - Ainda nessa foto acima agora colocamos o e-mail e a senha que foram cadastrados no site do servidor de url NO-IP!
09 - Clique no botão Select Host para selecionar o IP virtual (py6zl.ddns.net) salvando-o no botão Save (foto acima)!
10 - Baixe o NO-IP AQUI!
11 - Vamos agora fazer o cadastro no FRN e isso é feito no Programa FRN Client (foto abaixo)!
12 - Preencha os campos necessários e clique no botão (Get Password), uma senha será enviada para o e-mail informado, copie e cole nessa mesma tela no campo Password e clique no botão apply depois OK, se tudo estiver certo não haverá mensagem de erro!
13 - Agora no Programa FRN Server, colocamos a URL Virtual criada no site NO-IP, o e-mail e a senha criada no FRN Client, preenchemos os campos restantes e clicamos no botão Start (foto abaixo)!
14 - Se tudo saiu certo ficará como mostra a foto abaixo!
15 - Configuramos agora os Canais em Net list (foto abaixo)!
16 - Essas configurações do Server encerram-se aqui, a partir de agora tudo é feito no Programa FRN Client!
17 - Para liberar o TX de um usuário, entrar na opção (Access List) e adicionar o e-mail desse usuário selecionando-o em seguida, o e-mail tem que ser o mesmo cadastrado no FRN Client (fotos abaixo)!
Na opção Information message coloque uma mensagem que será exibida a novos usuários, tal como solicitando que envie seus dados (indicativo e e-mail) para liberação do TX, que pode ser informado no envelope amarelo do programa, ou para o e-mail de quem criou o link!
18 - Em Announcements deixo tudo desabilitado, são reproduções em áudio tal como informando a hora a cada 60 minutos (fotos abaixo)!
19 - Configurações da Interface: Como uso o VOX, só precisa calibrar a sensibilidade ou nível de entrada de áudio no VOX Level (foto abaixo)!
20 - Na foto abaixo utilizando o botão LUPA visualizamos todos os links online!
A informação (Show nets with at lest 02 clients) significa que só serão mostrados links com 02 ou mais usuários conectados (online)!
21 - Baixe o FRN Server AQUI!
22 - Baixe o FRN Client AQUI!

Um comentário:

Câmara Wlad disse...

Obrigado Zelito! de PU8WPC